15 horas / 12 formandos

Esta ação pretende difundir medidas preventivas de acidentes frequentes no grupo etário até aos 18 anos. O formando no final da ação de formação, deverá conhecer e ser capaz de executar técnicas simples de socorrismo pediátrico que visem a estabilização da situação de uma criança vítima de acidente ou doença súbita no domicílio ou durante a atividade escolar.

Elementos da população em geral, com domínio da língua portuguesa e idade mínima de 16 anos, com estatuto de pais, avós e amas. Pessoas enquadradas, profissionalmente, em estruturas de apoio à criança, que desejem dotar o pessoal dos seus quadros com conhecimentos de primeiros socorros pediátricos.

Abordagem à Emergência; Sistema Integrado de Emergência Médica; Comportamentos de sobrevivência; Inconsciência; Obstrução da via aérea; Paragem cardiorrespiratória; Remoção de emergência; Hemorragias; Feridas; Queimaduras; Lesões na cabeça e coluna; Lesões nos ossos, músculos e articulações; Intoxicações; Dificuldade Respiratória; Febre; Convulsões/Epilepsia; Alterações Gastrointestinais; Dor abdominal; Desidratação; Efeitos do ambiente; Preparação e prevenção.

  • Certificado digital e cartão emitido aos formandos aprovados, válido por 3 anos;
  • Manual digital disponibilizado aos formandos inscritos.

  • Limite de faltas de 1 hora e 30 minutos;
  • este curso não confere competência para operacional de DAE;
  • Utilização de vestuário confortável e calçado prático;
  • Apresentação do documento de identificação no primeiro dia.

6 de Outubro, 2025