50 horas

O socorro e o transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma é executado por vários elementos que têm de ter conhecimentos técnicos que lhes permitam actuar de forma correcta, seguindo os protocolos definidos e estabelecidos, contribuindo assim para a diminuição da mortalidade e morbilidade. Nesse sentido, os cursos TAT, têm a intenção de qualificar e sustentar a Rede Nacional de Ambulâncias visando dotar os formandos com as competências necessárias no âmbito da avaliação e estabilização da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.

Candidatos para a função de Tripulante de Ambulância de Transporte, com domínio da língua portuguesa e escolaridade mínima obrigatória concluída com sucesso.

Sistema Integrado de Emergência Médica; Anatomia e Fisiologia; Exame da Vítima; Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa; Suporte Básico de Vida Pediátrico; Emergências Médicas; Parto Iminente; Práticas e técnicas de Trauma.

  • Certificado digital emitido pela ESO aos formandos aprovados e cartão TAT, emitido pelo INEM, ambos válidos por 5 anos;
  • Manuais e vídeos disponíveis para download através de inscrição na plataforma APRENDER – https://aprender.inem.pt/login/index.php

  • Limite de faltas de 5% excepto em momentos de SBV e SBV/DAE e Avaliação;
  • Utilização de vestuário confortável e calçado prático;
  • Apresentação do documento de identificação e fotografia tipo passe no primeiro dia;
  • Entrega de comprovativo de escolaridade mínima cumprida com sucesso.

20 de Outubro, 2025